Perda

Aos 94 anos, morre Luiz Santini, da Rede Marista, em Santa Maria

"

Morreu, na madrugada do último sábado, em Santa Maria, o irmão Luiz Santini, 94 anos. Ele foi professor do Colégio Marista Santa Maria em 1975 e, desde 2010, estava na Residência Marista do Cerrito.

Uma missa de corpo presente foi realizada às 9h, na capela do Cemitério Santa Rita, em Santa Maria. O corpo está sendo trasladado para Viamão - RS, onde, às 16h30min, ocorreu outra missa seguida de sepultamento, no Cemitério do Complexo Marista Graças.

Leia outras notícias de Geral e Polícia

Natural de Rio Pardo, o Irmão Luiz dedicou 75 anos à vida religiosa marista. Ele ingressou no Juvenato em Bom Princípio, em 1935. Realizou o Postulado em Porto Alegre, em 1940, e o Noviciado em Veranópolis, no ano seguinte. Professou os primeiros votos em 1942 e sua Consagração Definitiva foi em janeiro de 1947, em Porto Alegre.

Ao longo de seu apostolado, na década de 40, foi professor no Instituto Champagnat e no Colégio Marista Rosário, na capital do Estado, onde foi também coordenador de escoteiros e estudante. Lecionou também no Marista Roque, de Cachoeira do Sul, no Marista Santo Ângelo e no Ginásio São Luís, em São Leopoldo.  Na década de 50, foi professor e diretor do antigo Colégio Marista São Francisco, em Vacaria.

Dedicação à missionariedade
Irmão Luiz atuou como missionário em Angola por mais de 20 anos. Em 1958, foi para o Internato Liceu Diogo Cão, na cidade angolana de Huíla, onde foi professor e prefeito do internato. Por 10 anos, esteve na Escola e Internato São José, em Kuito Bié, e nos anos seguintes, no Colégio Cristo Rei, em Luanda, onde foi diretor e professor.

O religioso retornou ao Brasil em 1975, quando foi professor no Colégio Marista de Santa Marista. Em 1976, foi para Rio Branco, no Acre, onde foi professor e diretor no Colégio N. Sra. das Dores.

Centro Marista de Inclusão Digital proporciona oficina gratuita a crianças e adolescentes

De 1979 a 1986 atuou em Cruzeiro do Sul, como Coordenador de Catequese e professor. De 1996 a 2002 foi auxiliar de formação e pastoralista no Juvenato São José, em Manaus e, posteriormente, atuou por sete anos na Sede do então Distrito Marista da Amazônia, em Porto Velho, Roraima.

Luiz era licenciado em Letras pela PUC-RS. Ele participou do curso de Espiritualidade, em San Lorenzo de El Escorial, na Espanha, além de outros diversos cursos de Orações e Retiros, em Roma, Itália.

*Com informações da assessoria de imprensa da Rede Marista

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Justiça deve ouvir nesta segunda acusada de matar a ex-namorada em Santa Maria

Próximo

Começam obras do Restaurante Popular de Santa Maria

Geral